Como é feito o bloqueio na coluna?

A técnica é realizada em centro cirúrgico, o paciente fica deitado de bruços e recebe anestesia local na pele. Se necessário, é indicada leve sedação. Pode ser dado de diversas maneiras, vai depender do tipo de procedimento que o paciente irá necessitar. O procedimento é realizado através de um auxilio de exames de imagem, como: raio-x ultrassom ou tomografia, para que a injeção seja feita no local correto.

Um bloqueio na coluna é um tipo de alívio da dor que adormece a medula espinhal e os nervos. É esse o principal objetivo, sendo que o alívio da dor pode ser temporário ou definitivo, irá depender da causa do problema do paciente.

A agulha é inserida até as proximidades do nervo da coluna, para que o medicamento possa atingir a região necessitada. O composto usado pode ser corticoide (substâncias utilizadas para reduzir inflamações ou atividade do sistema imunológico do corpo), anestésicos, anti-inflamatórios; mas também está sendo utilizado o ácido hialurônico (substância natural encontrado nas articulações e que atua como um lubrificante das articulações). A escolha será feita pelo médico, irá depende do caso do paciente.

Será que o bloqueio é para mim?

Se a sua dor for de origem inflamatória, e os medicamentos via oral ou injetáveis não resolveram o seu problema, a grandes chances de ter que realizar esse procedimento.

Mesmo após o bloqueio, a fisioterapia especializada é indicada para tratar as disfunções, déficits da coluna e dificuldades para a realização de tarefas diárias.

Agora se a sua dor melhora com posturas específicas (deitada, sentada, caminhando) ou melhora com repouso, o seu problema possivelmente é mecânico, sendo assim, o bloqueio não irá resolver a causa do seu problema, irá apenas silenciar a sua dor momentaneamente. Em alguns casos, é necessário realizar o bloqueio e posteriormente iniciar a fisioterapia, nesses casos, o próprio fisioterapeuta poderá lhe auxiliar e orientar a melhor conduta.

Existem riscos na realização do bloqueio na coluna?

Esse procedimento geralmente é muito seguro, porém, é necessário que seja realizado por um profissional capacitado.

Alguns riscos:

– Sangramento ao redor da medula espinhal, podendo levar a um hematoma espinhal.

– Infecção no local a ser aplicado.

– Reação alérgica por conta do anestésico local, podendo sentir dificuldade para respirar, inchaço, prurido e urticária.

– Em casos raros pode ocorrer danos nos nervos pela aplicação, podendo levar a uma paralisia.

Tratamento multimodal do Dr. Leonardo Marques

O Dr. Leonardo Marques realiza um tratamento especializado na coluna vertebral, com objetivo de sanar a causa da dor, aliviando assim os sintomas e trazendo de volta a qualidade de vida.

Oferecemos o que há de melhor no tratamento da coluna sem cirurgia, através de uma avaliação e atendimento individualizado, utilizando das diversas técnicas exclusivas e de tecnologia de ultima geração, através da mesa de flexão distração.

A técnica de bloqueio e a cirurgia, só serão realizados se houver necessidade caso a fisioterapia especializada não traga bons resultados.

Conclusão

O bloqueio na coluna pode ser indicado para o seu caso. Mas somente um especialista poderá indicar qual recurso é a melhor escolha.

Daniel Marques -  Créfito 3 169020-F

Daniel Marques - Créfito 3 169020-F

Facebook
Twitter
LinkedIn